quarta-feira, 30 de maio de 2007

Computação em São Carlos



Continuo sem internet, mas com muitas coisas para contar. Para quem pensa em prestar computação, seja ciência ou engenharia, eu e o Daniel temos informações vindas de fontes muito boas. Nós conseguimos uma chance de visitar o ICMC (Intituto de Ciências Matemáticas e Computação) no "USP e as Profissões". Além disso, cheguei a conhecer o novo departamento de computação da UFSCar no programa "Universidade Aberta".

Mal chegamos, pessoas com notebooks tomando café. Logo depois, tivemos uma palestra sobre a infra-estrutura da USP lá no ICMC: pode ter certeza que é muito boa. Eles têm muitos recursos para auxiliar quem precisa e um bom sistema de serviços (não me chame de puxa-saco, por favor). Além disso, tivemos outras mini-palestras sobre os cursos do instituto - está para chegar um curso novo de Estatística aqui em Sanca. Basiquinho: nada demais.

No fim, tivemos um um coffee break (alegria de pobre)! Comemos pão de queijo(é muito bom, né?), bolo e vários copos de refri. Enquanto isso conversamos com dois coordenadores sobre estágios , diferenças entre os cursos de computação, requisitos para entrar no curso. Pode ter certeza que se você fizer computação, emprego não será um problema. Segundo um dos aluno que estava lá com a gente, sobram vagas. Yupiiii!!! Mas, peraí: trabalho pode não faltar, mas os melhores cargos chegam a ter concorrência de mil por vaga(não parece ser fácil). Além disso, você deve gostar muito de aprender e adorar matemática.

Depois que acabou, eu e o Deleto pedimos para esse aluno que estava lá nos mostrar o instituto. Passamos pelas salas de aula -tinha lousas escritas em inglês, mais pessoas com notebooks, símbolos matemáticos que pareciam obras de arte-, um museuzinho da computação -calculadoras e algumas coisas legais, como o primeiro computador da Apple- e pela biblioteca. Muitos livros legais, novos, velhos, clássicos da computação, livros bons não faltam. Pensei que não ia conseguir dormir imaginando que eu não tinha lido aqueles livros =-D Muito boa!
Desculpe por minha nerdice.

Bom, acho que é isso. Lembrando que daqui a alguns meses o vestibulando vai ter que decidir qual curso prestar. Algum concorrente aí tá pensando em prestar aqui na USP, na UFSCar ou na Unicamp? Se tiver espero que não queira fazer em nenhum desses três, assim sobram mais vagas para eu entrar ;-P

Se quiser que eu conte como foi na UFSCar é só mandar um comentário.

Inté mais!

2 comentários:

Bruno Sevciuc disse...

Interessantíssimo o seu artigo Murilo, pena que eu não vou para a área de computação!uhauhauhauha..
Mas é preciso esclarecer os nossos visitantes de que oportunidade não faltam para se descobrir o que cada um pode ser na vida. Estava pensando em elaborar um quadro resumo de Relações Internacionais também para uma eventual visita de um vestibulando dessa área.!
Mais uma vez parabéns pelo seu altruísmo Murilo!

Deleto disse...

Realmente ele está maravilhoso !
(wowwwwwwwwwwwwwwww hehehehe)

Creio que Engenharia da computação, é o melhor mercado para mim !!

Suas palavras me deixam cada dia mais animado, e ancioso....