domingo, 6 de maio de 2007

Um pouco de Astronomia

A Astronomia é provavelmente a ciência natural mais antiga, a qual estudiosos dizem que derivou outras como Matemática, Física e até a Biologia (essa eu não sabia, estranho ^^), tentando resolver problemas que acontecem dentro e fora de nosso planeta azul ( e você pensava que era só estrelas, né !!).
Através da astronomia, que se desenvolveu o calendário, que não serve apenas para saber em qual dia estamos, mas foi inicialmente criado para determinar datas de eventos climáticos cíclicos, como, em que época do ano está mais quente (verão), frio (inverno), período de chuvas, de secas, eventos indispensáveis para a sobrevivência. Os signos já foram um tipo de calendário.
As constelações são grupos de estrelas (a maioria não constitui relações entre elas próprias ou seja, podem estar muito distantes uma das outras) em que os antigos observaram, parecer com imagem do dia a dia deles, como escorpião, cruzeiro do sul, orion, sagitário, entre outras 88 constelações. Os signos do zodíaco, são baseados em constelações, como Sagitário, escorpião, Libra, Capricórnio, Peixes, ect. Não são usados somente para a Astrologia (Pseudociência, segundo o "Wikipédia"), eles são uma seqüência de constelações (obviamente em linha reta) no céu, que os antigos usavam para demarcar períodos (um calendário propriamente dito), se você nascer no dia em que a constelação de Sagitário se põe junto com o sol (atrás), você é do signo de Sagitário.

Aqui mais um exemplo de como a astronomia pode ter originado a Mecânica.

2 comentários:

Bruno Sevciuc disse...

A Astronomia
Realmente a astronomia é uma ciência bem antiga, quem sabe a primeira, e tem importante papel atualmente. Seu campo ainda é um mistério longe de ser desvendado, pois acarreta profundas mudanças no comportamento humano, já que é nela que pode se chegar à gênese.
Foi desenvolvida e familiarizada no cotidiano de egípcios e fenícios cujos desenvolvimentos foram embasados nela.
Achei interessante e oportuno o artigo do nosso amigo Daniel em publicar esse artigo no blog de forma que possa abrir discussões e opiniões à respeito deste assunto.
Parabéns!

Bruno Sevciuc disse...
Este comentário foi removido pelo autor.