quarta-feira, 23 de julho de 2008

Superficialidade


Quanta coisa pode acontecer com você em um dia comum. Muita coisa mesmo.
Há algumas semanas, fui ameaçado de morte... Isso mesmo de morte, o inacreditável é que na semana seguinte fui ameaçado novamente. Em um por uma pessoa que não conheço, em outro por uma pessoa que estudou na mesma escola que eu (inclusive iamos à pé juntos).
Putz, durante um tempo fiquei com medo, mas não poderia privar minha liberdade por certas pessoas, que inclusive acredito que tenham algum problema, um distúrbio psicológico.

Depois desses acontecimentos, fiquei pensando sobre o ocorrido (coisa que sempre acontece comigo após esse tipo de eventos), imaginando e se eu tivesse revidado, e se eu tivesse respondido, e se eu tivesse...
É incrível como o homem por um instinto primitivo, quer sempre guardar suas coisas, sempre com ciúmes de seus objetos. Assim como o primeiro candidato à me matar fez.
Também noto que a curiosidade, talvez uma curiosidade derivada do ciúmes, da ganância, ou algo assim, pode levar homens ao extremo, como fez o segundo candidato.
Talvez todos esses sentimentos, atos, que alguns homens têm, seja mais uma evidência da superficialidade das relações humanas. Como homens, seres ditos racionais, podem ter uma relação tão superficial consigo. Atitudes que levem a rompimentos são aceitáveis em alguns casos, mas hoje tudo e qualquer ato pode romper, evitar qualquer forma de aproximação. Um mundo completamente desorientado, onde todos se veêm como estranhos, prováveis ladrões, assassinos, seqüestradores, entre outras visões humanas.
Existem hoje milhares de mecanismos sociais (não sei se assim posso chamar), como a Invisibilídade social, individualismo, egoísmo, entre outros. Provavelmente todos respostas da Ideologia que hoje vivemos.

Eu faço o possível para quebrar essa individualidade, essa superficialidade. Porém, muitas vezes não tenho a resposta que queria. Por isso cultivo com carinho e afeição as relações que tenho, tentando criar sempre mais (coisa muito difícil). Cultive um amigo você também, um bem para você e para o próximo.

Deixo aqui um pouco da minha indignação, sobre alguns atos do homens, da sociedade, do mundo, não sei bem o que.... mas deixo aqui.

6 comentários:

Bruno Sevciuc disse...

Isso é uma coisa pela qual eu penso também. A questão da superficialidade das relações entre as pessoas. Pode ser fruto do sistema capitalista adotado, da nossa evolução, do nosso comportamento intrínseco. É fato que atualmente uma pessoa não olha a outra com confiança, sempre tem medo de sofrer algum tipo de mal. Pode ser uma perseguição, indiferença,ciúmes, inveja, e outras tantas paixões. Mas não é motivo para deixar de se fazer amigos e descubrir coisas incriveis nos outros também. Se os própios cientistas alegam que só uns 10% do cérebro foi desvendado, há muitas coisas para serem exporadas.

Mas acredito que o ser humano vá descubrir a necessidade de confiar no outro ainda, de estabelecer relações próximas, pois creio que esse individualismo pelo qual passamos vá gerar frutos indesejáveis no futuro.

Adorei seu post Daniel, e acredito que é sua forma de expressar o que enxerga da sociedade. Muito bem explorado. Parabéns!

Anônimo disse...

É verdade, Daniel! Muitas pessoas tratam as outras como objetos, que ao perderem o interesse são jogadas fora. E realmente, o que nos resta é remar contra a maré. Parabenizo pela atitude contra. É do que todos precisamos.

Escritora disse...

deleto, sabia que eu fico indginada como vc? e isso acontece sempre!!
fico analisando o comportamento das pessoas... e sofro com isso! com o comportamento das pessoas... eu luto tanto por mudanças, para que as pessoas pudessem pensar diferente. e faço isso dentro da minha propria casa, mas nem sempre tenho resultado.
acho q ate na escolha da minha profissao reflete isso, pq eu vou poder fazer coisas boas pro mundo.

entao continuemos, nós assim, tentando mudar o mundo, quem sab pelo menos um pouquinho nos consigamos né?!

Rafael Rosalis disse...

Danii Duas vezes? hsauhsuahs

Eu não sei comentar intelectualmente, mas penso aqui comigo sobre o assunto!

Curti o blog!

^~

Anônimo disse...

Isso nem sempre acontece. Muitas vezes fazemos o bom e só rebemos devolta o mal. A várias situações na vida de uma pessoa e são elas que decidem o que ira acontecer.

Anônimo disse...

O ser humano tende a ser superficial, não sei em qual parte da evolução nos distanciamos de valores que hoje nos fazem falta, muitas vezes encontramos amigos e descobrimos que não eram tão amigos assim, relacionamento que acreditamos ser duradoures e firmes, são apenas superficias com interesses.
Adoro o seu blog, gostaria que você desse uma olhada nesse site da solviverpiscinas pra mim desenolvido pela www.namp.com.br
A empresa oferece os seguintes produtos:

Piscinas de vinil, fibra e alvenaria, Adaptadores, aspiradores, produtos quimicos para limpeza e manutenção, aquecedores de banho solar, aquecedores para piscinas, banheiras de hidromassagem, sauna elétrica e sauna à gás, cascatas, escadas ebancos, iluminação e ainda oferece serviços de manuntenção e limpeza.