sábado, 17 de janeiro de 2009

A infinita longa espera

Estamos a algumas semanas para os resultados do vestibular. Eu lembro bem a sensação de desespero ao esperar para ter logo a confirmação, para saber como os meus amigos foram, para chegar a hora de decidir meu futuro. Será que tudo iria ser como eu havia planejado?

A sensação de incapacidade invade durante essas semanas de espera: o que você pode fazer além de aguardar? Algumas pessoas entram em desespero imaginando o pior. Outros ficam despreocupados totalmente, como se já estivessem aprovados. Alguns, indiferentes. Mas o melhor é assumir todas essas posturas.

Ser otimista ao extremo pode ser muito prejudicial. Imagine que você está superconfiante (alguém me ajuda com essa nova ortografia? =S ) e que está com tudo pronto para entrar na universidade. Já disse a todos que está esperando a aprovação. Se você tiver um senso de realidade falso, sinto dizer, você está em maus lençóis. Uma das nossas maiores fontes de sofrimento, o que Sêneca já disse à humanidade há muitos de anos, é ter nossas expectativas frustradas. A vergonha toma conta por ter sido otimista demais e, além disso, não ter um bom plano B em mãos.

Nisso, entra o pessimista. Este imagina que tudo vai dar errado. Às vezes, todos dizem que ele foi bem, mas ele não acredita em si mesmo. Pode ter gabaritado uma ou outra matéria, mas não acha suficiente. Seu senso de realidade, assim como de muitos vestibulandos, pode também ser falso.

Mas, o que não é adequado é se desinteressar totalmente, afinal, muita coisa está em jogo. É uma idade para ter responsabilidades e, ignorar o que vem a frente é omissão, além de um possível sinal de que algo está errado. Ficar encanado demais também, é bobagem.

Bom, imagine agora que você pense de duas maneiras: otimista e pessimista. Faça planos para o que acontecer em qualquer um dos casos. A segurança vai tomar conta. Imagine como será sua vida se entrar na universidade, as novas preocupações, as mudanças, seu psicológico, as matérias. Mas também, se você não tem certeza absoluta que vai passar, porque não pensar em boas alternativas caso isso falhe. E devo dizer, a universidade não é único caminho glorioso e bonito a seguir. Muitas poucas pessoas realmente entram na universidade, mas isso não significa que os noventa e pouco porcento restantes sejam malsucedidos. O que importa é você trilhar um caminho bem planejado e que te leve até o que você quer. Além disso, o cursinho pode ser uma forma de crescimento.

Voltando a pergunta do início: será que tudo iria ser como eu havia planejado? Pode ser que não. Por isso, precisamos estar atentos para os imprevistos. Isso não vale só para o vestibular. Encontramos muitas bifurcações no nosso caminho profissional e pessoal e devemos estar prontos para seguir qualquer uma das estradas, pois a que mais queremos pode se fechar. Não se desesperem, caros leitores, e tenham paciência e sabedoria.

2 comentários:

Deleto disse...

ae Murilo !
gostei realmente foi legal a sugestão da professora e vc fez um post bem legal !

A espera eh a mais agonizante parte do vestibular para muitas pessoas !
Para mim eu fico ansioso soh alguns dias antes de sair o resultado ... mas eu aproveitei bem as poucas férias que tive ! Não sei se sou otimista ou pessimista ! acredito que um pouco dos dois ! Um pouco otimista até o último minuto, um pouco pessimista a ponto de criar muitos planos B, C, D, ect !

Ahh sim ... saiu o resultado da Unesp... eu passei ... ciência da Computação Bauru !!! Só esperar um pouco mais e eu já modifico o meu perfil... hsuhusahasu
abraços

Marcelo disse...

Muito bom o texto! Muita ansiedade mesmo. Estou lendo pra passar o tempo. Realmente não dá pra ficar indiferente as suas metas. Antes eu ficava meio acanhado quando me perguntavam se eu acho que passei ou não. Hoje eu respondo que sim. Porque se eu fiz vestibular, tenho a intenção de passar. Não há porque não admitir isso, usar de uma falsa modéstia pra que? Conversei com uma professora da Esalq e a contei que pretendo fazer Agronomia lá. Ela me disse: "Leia o manual da Fuvest, independente do resultado"
Principalmente no que se refere à matrícula. O que vale passar e perder a matrícula por falta de documentos ou errar o dia? Bizarro, mas pode acontecer, assim como pessoas perdem a hora do vestibular.
Vou continuar visitando.
Flw^^'